Nós somos:

Célula social, importante na sociedade planetária interconectada. GRUPO B BA02IS: Alessandro, Eliane, Gilmara, Jader, Josefa, Jucilene, Mario, Tatiane, Valdira, Vanuza e Vera Lúcia.

domingo, 30 de maio de 2010

A Tecnologia na Educação


Tecnologia na Educação requer um olhar mais abrangente, envolvendo novas formas de ensinar e de aprender condizentes com o paradigma da sociedade do conhecimento, o qual se caracteriza pelos princípios da diversidade, da integração e da complexidade. O compromisso com as questões educacionais tem sido ampliado, através das várias formas de organização, incluindo aquelas que fazem uso da tecnologia para superar os limites de espaços e tempos, de modo a propiciar que as pessoas de diferentes idades, classes sociais e regiões tenham acesso à informação e possam vivenciar diversas maneiras de representar o conhecimento.
Esta amplitude de possibilidades - quando pautada em princípios que privilegiam a construção do conhecimento, o aprendizado significativo, interdisciplinar e integrador do pensamento racional, estético, ético e humanista - requer dos profissionais novas competências e atitudes para desenvolver uma pedagogia relacional: isto implica criar e recriar estratégias e situações de aprendizagem que possam tornar-se significativas para o aprendiz, sem perder de vista o foco da intencionalidade educacional.
Por outro lado, não se pode deixar de conhecer e de tratar as questões específicas destas possibilidades e suas inter-relações. Este nível de compreensão é que dá mobilidade para o profissional lidar com o inusitado de forma criativa, reflexiva, crítica e construtiva, rompendo com isso a aplicação de soluções prontas ou práticas padronizadas. Tais soluções e práticas não encontram eco no paradigma atual, no qual se torna evidente a necessidade de integração entre a gestão administrativa e a gestão da sala de aula, dos recursos tecnológicos e das áreas de conhecimento. O pensamento-ação exigido precisa considerar o movimento e a articulação entre o individual e coletivo, parte e todo, processo e produto, teoria e prática, ensino e aprendizagem.




4 comentários:

  1. Esse Blog mostra o pq o Curso está ganhando prémio. Aqui, além de sevir para sermos aviliados, com certe vai ser um ponto de pesquisas.
    E como diz Vera, VALEU GALERINHA!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns!
    Fiquei muito feliz pelo belo trabalho da construção do blog.

    ResponderExcluir
  3. Analisando nossas construções, percebemos como crescemos com esse curso. Nosso blog é a prova disso, ele está muuuuito bom.
    Valeu galera do grupo B.
    Hoje finaliza a primeira fase. Vamos continuar no mesmo pique inical.
    Abraços!
    Vanusa

    ResponderExcluir
  4. TER CORAGEM DE RECONHECER NOSSAS DEFICIENCIAS JÁ É UM PONTAPÉ INICIAL PARA COMEÇARMOS A MUDAR E INOVAR AS NOSSAS PRÁTICAS EDUCACIONAIS, NO MUNDO GLOBALIZADO E DIGITALIZADO.
    ABRAÇOS ELIANE EDUARDA.

    ResponderExcluir