Nós somos:

Célula social, importante na sociedade planetária interconectada. GRUPO B BA02IS: Alessandro, Eliane, Gilmara, Jader, Josefa, Jucilene, Mario, Tatiane, Valdira, Vanuza e Vera Lúcia.

sábado, 12 de junho de 2010

Mensagem ao Grupo B BA02IS

Congratulações...


Vocês em conjunto constituíram uma tempestade de ideias que brilhantemente contribuiu para enriquecer a temática do nosso Seminário Virtual – Informática e Sociedade. Cada um de vocês se expressou muito bem e defendeu pontos de vistas calcados nos saberes e pilares necessários à educação (Morin e Delors). Portanto, tudo foi primordial para a criação do nosso Blog e posteriormente à elaboração do Documento-proposta que elenca sugestões de ações-estratégicas com o ensejo de fortalecer o papel do professor junto ao mundo complexo das tecnologias. Dentre muitas, tivemos algumas palavras-chaves que sintetizaram o referido intuito:


Vanusa - A escola precisa entender que o mundo globalizado e unificado facilita a compreensão dos problemas planetários pois estes são interligados e não fragmentados. A busca em viabilizar essa ação interligada é possível com um planejamento articulado, interdisciplinar e contextualizado...


Eliane - A escola precisa ter projeto, precisa de dados, precisa fazer sua própria inovação, planejar-se a médio e a longo prazo, fazer sua própria reestruturação curricular, elaborar seus parâmetros curriculares, enfim, ser cidadã. As mudanças que vêm de dentro das escolas são mais duradouras. Da sua capacidade de inovar, registrar, sistematizar a sua prática/experiência, dependerá o seu futuro...


Jader - O Professor tem um papel muito importante na era da informática, pois ele pode dar muito sentido ao uso da tecnologia na Escola para com isso produzir grandes conhecimentos e possibilidades...


Josefa – A escola deixa de ser um lugar onde privilegia um tipo de conhecimento, abrindo-se para outras formas de aprendizagem. A escola abre-se para a formação de um cidadão pleno capaz de responder pelas suas necessidades, dentre outras e continuar a aprender ao longo de sua existência...


Jucilene - Uma educação inovadora se apoia em um conjunto de propostas com algumas grandes ações que lhe servem de guia e de base. As tecnologias favorecem mudanças, mas as ações são como diretrizes fundamentais para construir solidamente os alicerces dessas mudanças...


Tatiane - Entre as estratégias a serem desenvolvidas a questão da formação do professor é de fundamental importância..., observa-se uma lacuna em relação ao uso das tecnologias, tanto por pouco uso quanto por uso inadequado das mesmas, deixando de representar uma alteração significativa nos resultado da ação fim da escola: a construção do conhecimento...


Gilmara - A educação necessária para este século tem que estar calçada na junção dos múltiplos saberes para compreensão do mundo que nos rodeia. Objetivo educacional que se apresenta na percepção do conhecimento, do fazer, de viver juntos e do ser...


Mario - É preciso que a escola faça um trabalho interdisciplinar que impliquem em atividades de aprendizagem que favoreçam aos alunos se deparar com situações reais dentro de um contexto vivenciados por eles..., e que no Projeto Político Pedagógico da escola estejam essas duas “palavrinhas”: Interdisciplinaridade e Contextualização...


Valdira - Estamos hoje conectados ao mundo, as informações estão globalizadas e vivemos problemas comuns..., é preciso que a educação se utilize das tecnologias para interligar escolas e outras entidades nessa discussão e tomada de medidas efetivas para a mudança global...

Vera - Sabemos que o papel do professor é de grande importância na inserção das tecnologias em sala de aula para dar um sentido ao uso das tecnologias e produzir conhecimento com base em um labirinto de possibilidades...


Parabéns a todos nós pelas sinalizações pertinentes e que continuemos no mesmo pique. Avante e sucesso, que tenhamos sempre uma boa interação!
VERA LÚCIA - Grupo B BA02IS.



Nenhum comentário:

Postar um comentário