Nós somos:

Célula social, importante na sociedade planetária interconectada. GRUPO B BA02IS: Alessandro, Eliane, Gilmara, Jader, Josefa, Jucilene, Mario, Tatiane, Valdira, Vanuza e Vera Lúcia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro e os 4 Pilares para a Educação do Século XXI

Edgar Morin, deixa claro em seu texto, que precisamos integrar as disciplinas de forma articulada. E que o trabalho globalizado é possível, porém acontecerá, mediante uma mudança de pensamento, transformando a concepção fragmentada e dividida do mundo, que hoje impera na esfera educacional.
A visão individualista , impede o homem de construir uma consciência planetaria e desenvolver reponsabilidade antropo-ética com relação ao destino da humanidade.
A interação e a tomada de decisão resultará na conscientização de que vivemos em uma sociedade complexa e ao mesmo tempo com visão fragmentada, porém é possivel reverter o individualismo que vem reibnando em todas as socieades.
Nós educadores,consciente dessa globalização e da necessidade de conscientizar todos sobre seu papel nesse universo, respaldamos nossa prática em: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a ser e certamente aprender a viver juntos, como diz Jacques Delors, com a proposta 4 Pilares para a Educação do Século XXI.

AÇÃO 1- TORNAR ACESSIVEL O USO DOS COMPUTADORES
O projeto PROINFO, desenvolvido pelo MEC, astravés da portaria 522, de 9 de abril de 1997 [13], tem como objetivo promover o uso pedagógico da informática na rede pública.
O programa disponibiliza às escolas: computadores, recursos digitais e conteúdos educacionais. Enquanto s governantes estaduais e/ou municipais devem garantir a estrutura adequada para receber os laboratórios e capacitar os educadores para o uso das máquinas tecnológicas.

1.1 - COMO FAZER ISSO?
 Através de formação de multiplicadores;
 Garantia de profissionais na sala do laborátório;
 Manutenção períodicas;
 Carga Horária ao professor que permita programação e familiarização com os recursos.

1.2 - O QUE REALMENTE VEM OCORRENDO?
 Computadores ausentes, trancados com segurança em seus laboatórios se colocar qualquer desafio aos educandos ( HARGREAVES, 2004 P.39);
 Falta de profissionais na escola em tempo integral para acessorar os educadores e educandos no uso das ferramentas;
 Número de máquinas inscuficientes e aglomerados em espaços pequenos;
 Maquinas sem manutenção com funcionamento comprometido.

AÇÃO 2 - CAPACITAÇÃO DOS PROFESSORES COM PRÉ-REQUISITO INDISPENSÁVEL DURANTE TODO O PERÍODO DE ATUAÇÃO
O ensino precisa fornecer conhecimento, fornecer saberes e explorar as pssibilidades do educador nesse processo voltado para a globalização do saber.
Mediante essa capacitação é possível interagir com textos riquíssimos como: Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro, 4 Pilares para a Educação do Século XXI, e infinitamente muitos outros.
Através do processo de capacitação é possível está reconstruindo seu conhecimento, refletindo suas práticas e metodologias.

2.1 - COMO FAZER ISSO?
 Oferecer um plano de carreira que contemple ajustes salarial baseado nas conclusões dessas formações sem limite de capacitações, para que o educador possa sentir-se motivado a essa sede de ampliação de conhecimento, durante todo período de atuação;
 Momentos de reflexão e reavaliação da prática pedagógica, não apenas como mensuração de notas (testes) mas avalição de resultados, com envolvimento preciso e dinamizado entre investidores e beneficiados;
 Presença de um coordenador ou articulador em todas as unidades educacional, para que ocorra uma ação didática contextualizada;
 Redução de Jornada de Trabalho em sala de aula e com horários para estudo coletivo;
 Fornecer material de apoio e propostas baseadas em reflexão coletiva, os quais devem estar embasadas em textos como os sete saberes e os 4 pilares, ou seja, contextualizadas com a realidade do professor;

2.2 - O QUE REALMENTE VEM OCORRENDO?
 O MEC e as secretarias Estaduais e Municipais disponibilizam através dos ambientes colaborativos muitos cursos de capacitação e formação continuada, mas poucos são motivados a bucar essas formações. Essas causas necessitam de investigação;
 Falta de profissional qualificado para mediar as dificuldades e motivar toda equipe pedagógica a deixar o conhecimento mecânico que recebeu , sem reflexão , e distante do seu dia-a-dia;
 Desconhecimento dos buracos negros na educação o que impede a em reverter esse quadro para experimentar uma prática exitosa, interdisciplinar e globalizada.

AÇÃO 3 - POLÍTICA EDUCACIONAL QUE ESTABELEÇA ESTRATÉGIAS PARA CORREÇÃO DE ERROS
Todos nós necessitamos tomar consciência de nosso papel nesse contexto de globalização.
Sabendo lidar com a ética, o social, o político e o cultural de cada sociedade.
Necessitamos, também ser conhecedor de nossas responsabilidades como representante da espécie humana(aquele que é racional, emocional e social) reonhecendo, como diz Edigar Morin: “A incompreensão é o câncer que tem devastado o relacionamento entre os seres humanos”.

3.1 - COMO FAZER ISSO?
 Conhecer as leis que regulamenta a situação educacional;
 Assumir uma postura antropo-ética no estabelecimento de ensino;
 Desenvolver um trabalho de conscientização sobre o papel de cada um nesse mundo globalizado;
 Integrar as disciplinas em uma concepção sistêmica da Terra;
 Ser consciente que a ameaça que recai sobre o nosso planeta afeta de igual modo todos.

3.2 - O QUE REALMENTE VEM OCORRENDO?
 Desconhecimento dos seus diritos e das lei que regulamenta nossa prática;
 Individualismo humano, devido uma sociedade individualista;
 Descaso para as ameaças nuclear e ecologica, bem como para a degradação que paira na vida planetária;
 O ensino ainda não conseguiu processar e organizar a quantidade de informação globalizada em que estamos inserido.
VANUSA QUEIROZ - Grupo B BA02 IS.



Um comentário:

  1. Parabéns ao grupo pelo ótimo trabalho apresentado. O desenho didático do Blog ficou bastante interessante e os temas propostos muito bem contemplados em seus pontos principais. Gostei muito do vídeo postado e dos recursos visuais utilizados.

    Um grande abraço,
    Sheilane Britto
    Mediadora Pedagógica das turmas PI05 e PR06 do Curso de Especialização.

    ResponderExcluir