Nós somos:

Célula social, importante na sociedade planetária interconectada. GRUPO B BA02IS: Alessandro, Eliane, Gilmara, Jader, Josefa, Jucilene, Mario, Tatiane, Valdira, Vanuza e Vera Lúcia.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O papel do professor e o desafio de educar na Era Digital


Segundo Póvoa (2000) "o atual avanço e a disseminação das tecnologias de informação e comunicação vêm criando novas formas de convivência, novos textos, novas leituras, novas escritas e, sobretudo, novas maneiras de interagir no espaço cibernético". O Professor tem um papel muito importante na era da informática, pois ele pode dar muito sentido ao uso da tecnologia na Escola para com isso produzir grandes conhecimentos e possibilidades como:
- Utilizar jogos virtuais para estimular o raciocínio lógico;
- Criação de páginas na internet para publicação de textos dos alunos;
- Execução de Projetos Pedagógicos na sala de informática;
- O Professor deve reservar períodos para a sua própria formação digital socializando assim as aplicações de atividades em sala de aula;
- Trabalhar linguagem com alunos através da Rádio Escolar no laboratório da Escola;
- Realização de videoconferência pela rede mundial de computadores;
- Trabalhar gêneros textuais com ajuda tecnológica com o objetivo de desenvolver a fala e a escrita;
- Planejar atividades com a utilização de redes sociais como Orkut, MSN, Blogs e outras.

Enfim, todas essas ações devem ter um bom planejamento observando os objetivos e conteúdos de aprendizagem promovendo um conhecimento significativo, com a participação da equipe gestora e pedagógica da instituição de Ensino.
JADER FERREIRA - Grupo B  BA02IS.

4 comentários:

  1. SENTIR NECESSIDADE DE MUDAR É UM GRANDE COMEÇO PARA O EDUCADOR QUE VISIONA UM FUTRO SOLIDO NA EDUCAÇÃO E BASE CONCRETA PARA SER UM EDUCADOR NA ERA DIGITAL.
    ABRAÇOS ELIANE EDUARDA

    ResponderExcluir
  2. É nessa perspectiva de mudanças que nós professores acreditamos numa educação de qualidade, utilizando as tecnologias nas práticas de sala de aula.
    Bj

    Valdira

    ResponderExcluir
  3. o papel tecnologa e o papel da educação na sociedade .vc pode me ajudar a responder essa pergunta me ajude. claire.pantoja89@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. porque o país que não possui tecnologia própriar deve se sujeitar aos paises que exportam tcnologia

    ResponderExcluir